Resolução Vinte.Vinte

Acompanhe

Resolução Vinte.Vinte

Neste último dia de um ano em que caí na ladeira (literalmente, com direito a nove pinos; e figurativamente, 2019 foi tiro porrada e bomba senhores), resolvi aderir ao minimalismo e tenho só uma resolução de ano novo: VOU COZINHAR MAIS.

Ok, parece simples, mas vamos destrinchar essa resolução em suas implicações implícitas e vocês verão que ela esconde muitas outras vantagens e sub-resoluções bastante populares.

A mais popular de todas sendo: esse ano eu vou emagrecer.

Você fazer sua própria comida ajuda a emagrecer. Você escolhe o que vai colocar na comida, se livra de produtos industrializados (que mesmo bons restaurantes muitas vezes usam nos seus pratos), faz melhores escolhas de acordo com o que precisa nutricionalmente, palativamente e emocionalmente. Nutrição completa, à sua escolha. Isso e a sensação de ter feito algo delicioso com suas próprias mãos e habilidades.

Outra resolução popular é: vou juntar dinheiro.

Mais uma vantagem secreta de cozinhar sua própria comida. Você ganha controle sobre seu orçamento, se livra de custos extras (taxas de entregas, gorjetas, custos de rolhas) e tentações (a sobremesa que acaba de passar na mesa do lado) e sabe exatamente quanto vai gastar. Dez entre dez economistas concordam que comer em casa é mais econômico.

Uma resolução atual e muito importante: vou fazer minha parte em preservar a natureza.

Evitando idas a restaurantes (uber, gasolina, ônibus, poluição, trânsito) ou resistindo à tentação de pedir comida em casa (moto, gasolina, poluição física e sonora, mil embalagens descartáveis inúteis) você já estará contribuindo com a sustentabilidade e com a preservação da nossa única casa – a terra, essa redondeza linda e única. E pode também escolher de quem você irá comprar seus ingredientes. Eu indico comprar de produtores, orgânicos, preocupados com o bem-estar animal, agricultores familiares, cooperativas locais. O consumo ético é a política do futuro.

A resolução familiar preferida é: vou passar mais tempo com meus pais e/ou filhos.

Cozinhem juntos. Ensine através do exemplo. Mostre para seus filhos como se faz, aprenda com seus pais, tenham aulas juntos se for preciso. Cozinhar pode ser até mais divertido do que comer juntos. A nutrição chega até nos laços familiares e sociais.

Por isso minha resolução para Vinte.Vinte é uma só: cozinhar.

Feliz nova década para todos.

anterior

© Mixirica. Tudo nosso.

Back to Top